//

Hidrovia Tietê-Paraná volta a funcionar após 8 meses parada devido crise hídrica

2 minutos de leitura

A Hidrovia Tietê-Paraná voltou a funcionar no dia 15 de março, depois de 8 meses de paralisação devido à Crise Hídrica que assolou a bacia do rio Paraná em 2021. Uma das causas para a suspensão foi a priorização, na época, para a geração de energia. A retenção de água nas represas reduziu a possibilidade de navegação.

O último conjunto de barcaças deixou o porto de Pederneiras, em São Paulo, no dia 27 de agosto de 2021. A hidrovia esteve paralisada entre 2014 e 2016, também devido à prolongada seca em regiões da bacia do rio Paraná.

Importância econômica e consequências sociais

Em 2020, antes da paralisação, 2,1 milhões de toneladas de cargas foram transportadas pela hidrovia, esperando-se um crescimento no transporte para 2021, o que não ocorreu devido a paralização.

A paralização causou a demissão de 80% dos trabalhadores do porto de Pederneiras. O prejuízo calculado para o setor foi R$ 3 bilhões, de acordo com o sindicato das empresas que transportam na hidrovia.

O transporte de toda a carga que seria da Hidrovia foi para as estradas, com custos mais altos. Segundo o Sindicato um comboio de quatro barcaças leva seis mil toneladas, o equivalente ao transportado por 162 caminhões.

Claro que a equação não é tão simples, pois o tempo de transporte por caminhão é muito mais rápido e a carga é levada diretamente ao ponto de desembarque para exportação, o que não ocorre com a Tietê Paraná, pois a carga é transferida para trens.

O grande alerta advindo do que aconteceu com a Hidrovia Tietê Paraná é que as atenções para as consequências das Mudanças Climáticas devem ser redobradas. Em especial, medidas para garantir mais água para os rios devem ser tomadas através da recuperação das microbacias.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog