/

La Niña e El Niño: o que é, causas e efeitos

3 minutos de leitura
Dikaseva Via Unsplash

A dinâmica da temperatura do Oceano Pacífico pode afetar diversas regiões do planeta, inclusive o Pantanal. Os fenômenos climáticos responsáveis pelo aumento e diminuição da temperatura do oceano são classificados como El Niño e La Niña. Confira o que é e como funcionam esses fenômenos climáticos na matéria. 

O que é El Niño e La Niña? 

El Niño é um fenômeno atmosférico que implica nas condições climáticas por ocasionar o aumento atípico da temperatura do Oceano Pacífico, em especial na região equatorial, que é o maior e mais profundo do planeta, dessa forma um grande influenciador da dinâmica climática do planeta.  

La Niña, por sua vez, é responsável pela redução da temperatura do Oceano Pacífico Equatorial. 

Ambos os fenômenos causam alteração nas temperaturas e precipitações em níveis globais. Em alguns territórios do planeta ocorre o aumento de chuvas enquanto em outros acontecem secas rigorosas. Os fenômenos se intercalam, normalmente, em um intervalo de 3 a 7 anos. 

Leia também: Aumento de chuvas altera seca no Pantanal? Presidente da Ecoa avalia recuperação das águas e risco de novos incêndios 

Efeitos no Brasil

No Brasil, os fenômenos provocam efeitos diferentes em cada região. Na região Norte e Nordeste, a La Niña favorece a formação de chuvas intensas enquanto o El Niño causa secas preocupantes. Em contrapartida, no Sul o El Niño contribui para formação das chuvas e La Niña proporciona seca. 

No Centro-Oeste, a La Niña é responsável por climas mais secos e pode ocasionar, no Pantanal, períodos de estiagem. Enquanto o El Niño provoca precipitações pluviais. 

Esses fenômenos têm grande importância na dinâmica das águas no Pantanal. Em anos com predominância do El Niño há a ocorrência de mais chuvas e, consequentemente, de inundação. Em anos de predominância da La Niña, ocorre o inverso. Alterações nos ciclos de chuva e seca no Pantanal podem influenciar nos incêndios, por isso a atenção é necessária. 

Leia também: Marina Silva lança plano contra incêndios no Pantanal 

Neste ano, o período é de transição de La Niña para neutro durante os meses de março a maio, mas a probabilidade da ocorrência de El Niño sobe para 47% de maio para junhos. 

La Niña e El Niño
Gráfico do Plano de Ação para o manejo integrado do Fogo

 

Victoria Amorim

Estudante de Jornalismo na UFMS e estagiária da Ecoa

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog