//

Hydropeaking by Small Hydropower Facilities Affects Flow Regimes on Tributaries to the Pantanal Wetland of Brazil

1 min de leitura

Leia aqui o artigo “Hydropeaking by Small Hydropower Facilities Affects Flow Regimes on Tributaries to the Pantanal Wetland of Brazil”, escrito por Juliane Stella M. C. de Figueiredo, Ibraim Fantin-Cruz, Geovanna Mikaelle S. Silva, Renato Leandro Beregula, Pierre Girard, Peter Zeilhofer, Eduardo Morgan Uliana, Eduardo Beraldo de Morais, Hans M. Tritico e Stephen K. Hamilton, sobre o impacto de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) na vazão de rios da Bacia do Alto Paraguai, principalmente no Brasil.

O artigo, escrito em conjunto por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e de institutos de pesquisa dos Estados Unidos, foi publicado no site “frontiers in environmental science”, em 25 de março de 2021.

O estudo examina os efeitos individuais e cumulativos das instalações hidrelétricas sobre os afluentes na bacia hidrográfica do Pantanal, um vasto sistema de várzea do Pantanal localizado no alto rio Paraguai.

Ele demonstra que as PCHs, bem como as maiores instalações hidrelétricas, causam alterações hidrológicas atribuíveis à hidropeaking (que são grandes alterações na vazão dos rios com impactos em animais e vegetação).

“Considerando a rápida expansão das PCHs nos sistemas de rios tropicais, é urgente entender se os impactos ecológicos da hidropesação documentados em biomas temperados também se aplicam a esses sistemas.”, diz o resumo do artigo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog