//

Incêndios na Terra Indígena Kadiwéu: situação é critica

1 min de leitura
Focos de calor na região da Terra Indígena Kadiwéu. Imagem: Firms/NASA.

Vários incêndios tornam a situação crítica nos 539 mil hectares da Terra Indígena Kadiwéu, localizada no Pantanal, no Mato Grosso do Sul, na parte oeste, município de Porto Murtinho. Ventos fortes, no sentido noroeste, a 42 km/h espalham o fogo.

A previsão é de que ocorram chuvas na região no domingo (17 mm). O fogo já devorou cerca de 148.000 hectares, segundo a especialista da Ecoa, Fernanda Cano. Grande parte da área foi arrendada pelos indígenas para pecuaristas.

O Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) Ibama está em 3 frentes de combate com 60 brigadistas e deverá enviar outro contingente para a linha de frente.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Parabéns pela matéria. Conheço a região desde a ultima década do século passado, tendo acompanhado vários eventos climáticos extremos, dentre eles grandes cheias (2011 e 2018) e, mais recentemente, as secas de 2020 e 2024, eventos que criaram as condições para os incêndios devastadores. O quadro hoje vai além das cicatrizes, pois, em alguns casos, as feridas ainda estão abertas e a questão é: são ‘cicatrizáveis’?

Comentário de Alcides Faria publicado na Folha de São Paulo na matéria “Comunidades ribeirinhas do pantanal