///

Incêndios se alastram pelo Pantanal: 5154 focos de calor do início do ano até 21 de setembro

2 minutos de leitura

Já foram registrados, do início do ano até o dia 21 de setembro, 5154 focos de incêndio no Pantanal, cerca de 990 mil hectares queimados, o equivalente a 6,56% da região.

Esses são dados levantados pelo biólogo da Ecoa, Thiago Miguel Oliveira Saiefert, com base em informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Podem ser vistos no mapa a seguir:

No dia 20 de setembro, a comunidade Antonio Maria Coelho foi afetada por incêndios. O Prevfogo/Ibama atuou no comabte ao fogo na região.

Comunidade Antonio Maria Coelho sofre impactos de incêndios no dia 20 de setembro. Foto: Prevfogo/Ibama.

 

Ontem (21), o Paraguai-Mirim (Pantanal), que fica a montante de Corumbá (MS), foi assolado por grande incêndio. Ele destruiu uma casa, do Senhor Caetano, e quase invadiu a escola pública da região, que foi salva graças à ação da Brigada Pantanal. A brigada feminina Ilha do Baguari, cuja formação foi articulada pela Ecoa e pelo WWF-Brasil, nos dias 4 e 5 de setembro, também está atuando para o combate aos incêndios na região, assim como o Corpo de Bombeiros.

 

 

Paraguai-Mirim sofre impactos de incêndios no dia 21 de setembro. Brigadas comunitárias e Corpo de Bombeiro trabalham no comabte. Foto: Comunidade Paraguai-Mirim.

Forte Coimbra (Pantanal) também sofreu impactos dos incêndios. A TV Morena, em reportagem de Lucas Lélis, fez a cobertura desse fato e mostra a ação do Corpo de Bombeiros, Prevfogo/Ibama e a resistência da comunidade que recorreu à Nossa Senhora do Carmo, padroeira da região, para pedir proteção.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog