Caiaquistas realizam manifestação na Argentina por Lei das Áreas Úmidas

2 minutos de leitura

Uma remada organizada pela Multisectorial Humedales Rosario partiu, no dia 11 de Agosto, da Rambla Catalunya com destino ao Congresso da Nação, em Buenos Aires.

Durante uma semana, 40 caiaquistas irão percorrer 350 Kilômetros pelo rio Paraná até chegar a Buenos Aires, onde irão entregar uma petição assinada por mais de 360 organizações de todo o país para exigir a continuidade do tratamento do projeto unificado da Lei de Áreas Úmidas e sua sanção urgente.

Os caiaques partiram de Rambla Catalunya com temperaturas a baixo de zero enquanto o Movimento de Mulheres Indígenas pelo Bem-Viver realizava uma cerimônia com cantos e bençãos. Eles tiveram o apoio de duas lanchas da organização com equipe médica e outras duas lanchas da Prefeitura.

O objetivo é chegar na quarta-feira (18) a CABA, onde as organizações ambientalistas irão convocar uma manifestação na Plaza de Mayo até o Congresso da Nação para entregar a petição.

“2020 nos deixou as cinzas de um país em chamas, mas não nos trouxe uma Lei de Áreas Úmidas. Não há mais tempo a perder. Quanto mais alterarmos os ecossistemas, mais perigo corremos. É urgente uma Lei de Áreas Úmidas. Cada dia que passa seguem-se dragando e perdendo zonas de áreas úmidas.”, disse um caiaquista à Página 12, site de notícias argentino.

A organização da manifestação disse que em 2020 cerca de 20% do Delta foi queimado, quase 40 mil focos de calor queimaram 500 mil hectares.

Os próximos passos, além da petição, para proteger e resguardar as áreas úmidas são: ordenar o território, estabelecer as atividades sustentáveis que podem ter lugar nas áreas úmidas e definir em que zonas podem ser realizadas, e auditoria ambiental prévia.

No trajeto, os caiaquistas foram bem recebidos pelos moradores locais, que ofereceram comidas e bebidas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog