La Niña presente – trará chuvas para a bacia do rio Paraguai e o Pantanal? Rio Paraguai baixa seus níveis rapidamente

2 minutos de leitura
Créditos da imagem: Direccion de Meteorologia del Paraguay

As condições do La Niña estão presentes e tendem a persistir entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, com uma provável transição para a fase neutra entre janeiro e março de 2026 (55% de chance).

O fenômeno se configurou em setembro de 2025, indicado pelas anomalias de temperatura da superfície do Oceano Pacífico equatorial central e oriental. Sobre o Pacífico equatorial ocidental e centro-leste, observam-se anomalias de ventos de baixo nível vindos de leste e ventos de nível superior de oeste.

No ano passado e no início deste ano, a presença do fenômeno coincidiu com chuvas intensas na parte norte da Bacia do Alto Paraguai (BAP). Uma nova ocorrência de precipitações seria um alívio para a região, reduzindo a possibilidade de incêndios tardios, como os registrados em 2023.

Um registro importante: o rio Paraguai está baixando de nível muito rapidamente. Em Ladário (MS), a régua de medição da Marinha do Brasil indicou uma redução de 13 centímetros entre os dias 8 e 10 de outubro.

De forma geral, as mudanças associadas ao fenômeno influenciam a velocidade e a direção dos ventos nas camadas altas da atmosfera. Como resultado, a presença do La Niña pode provocar mais furacões no Atlântico do que no Pacífico.

SAIBA MAIS: No Pantanal, as secas severas têm relação com as temperaturas das águas do Pacífico?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.