/

Líder na produção global, Brasil aumenta uso de agrotóxicos na soja, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de Zefe Wu/Pixabay.

O agronegócio brasileiro vem consumindo mais agrotóxicos e fertilizantes para aumentar a produção de soja – cultura em que é líder global. O crescimento ocorre em escala maior do que a ampliação da área plantada. Além dos riscos para o meio ambiente, isso tende a diminuir a rentabilidade no campo.

Segundo dados do estudo do Instituto Escolhas, em 1993 o país produzia 23 sacas de soja para cada 1 kg de agrotóxico empregado. Em 2023, foram apenas 7. Em relação a fertilizantes, a quantidade de sacas caiu de 517 para 333 para cada tonelada de fósforo e potássio empregada. (…)

(…) No primeiro trimestre de 2025, enquanto o PIB brasileiro cresceu 1,4% ante os últimos três meses do ano passado, o agro saltou 12,2%. “São resultados que enchem os olhos. Mas o fato é que os produtores estão utilizando cada vez mais insumos. Dependendo do preço internacional [cerca de R$ 120 para a saca de 60 kg atualmente], isso deve afetar a sustentabilidade”, diz Jaqueline Ferreira, diretora de Pesquisas do Instituto Escolhas. (…)

Com informações da Folha de São Paulo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog