///

Brigadas de pescadores e indígenas são formadas no Pantanal

3 minutos de leitura
Treinamento de duas brigadas comunitárias no Pantanal: Aldeia Morrinho e APAIM. Foto: Victor Hugo Sanches.

No último final de semana, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, a Ecoa esteve em campo, no município de Miranda (MS), para acompanhar a formação de mais duas brigadas comunitárias voluntárias do Pantanal: da Aldeia Morrinho, pertencente à Terra Indígena Cachoeirinha, e da Associação de Pescadores e Apicultores Bandeira, vinculada à Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda (APAIM).

O treinamento ficou a cargo do Prevfogo/Ibama e a articulação para a formação das brigadas foi uma parceria entre a Ecoa e o WWF-Brasil por meio do projeto “Brigadas comunitárias como estratégia de resiliência e recuperação do Pantanal”.

André Luiz Siqueira, presidente da Ecoa, em treinamento das brigadas Morrinho e Bandeira, em Miranda (MS). Foto: Victor Hugo Sanches.

 

Aldeia Morrinho e a Associação de Pescadores Artesanais e Apicultores Bandeira participam de treinamento de brigadas ministrado pelo Prevfogo/Ibama. Foto: Victor Hugo Sanches.

 

Treinamento de duas brigadas comunitárias no Pantanal: Aldeia Morrinho e Bandeira. Foto: Victor Hugo Sanches.

 

Treinamento de duas brigadas comunitárias no Pantanal: Aldeia Morrinho e Bandeira. Foto: Victor Hugo Sanches.

 

A Ecoa começou a articular a formação e treinamento de brigadas comunitárias no Pantanal em 2006. De lá para cá, são 17 brigadas formadas, totalizando 125 pessoas treinadas para combater o fogo no Pantanal.

Somente em 2021, a Ecoa articulou a formação de cinco brigadas comunitárias voluntárias:

– Aldeia La Lima (Miranda-MS)

– Aldeia Mãe-Terra (Miranda-MS)

– Brigada feminina Ilha do Baguari (Paraguai-Mirim)

– Aldeia Morrinho (Miranda-MS)

– Brigada da Associação de pescadores e apicultores Bandeira (Miranda-MS)

No mês de outubro será finalizada a formação de uma brigada comunitária no município de Corumbá (MS), na Comunidade Antonio Maria Coelho, totalizando seis brigadas com formação acompanhada pela Ecoa.

 

Publicamos uma informação errada e corrigimos: a Ecoa não treina brigadas, quem treina é o Prevfogo/Ibama. Ela realiza articulações para que o treinamento e a formação ocorram.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog