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Mercado de energia solar é aposta de pequenos empresários

2 minutos de leitura
Fonte: Ambiente e Energia

Mais um mercado que tem perspectiva de crescimento em 2016 é o de energia solar. A consultora de negócios Ana Vecchi explica que o mercado de energia solar tem forte tendência pra 2016, em função dos apagões e do aumento da conta de luz.

Ela diz que o consumidor está mais atento nas contas que tem que pagar, e cada vez mais consciente nos aspectos de sustentabilidade. Bruno Lima percebeu isso no ano passado. Com dois sócios investiu R$ 200 mil para montar a empresa, que instala sistemas de energia solar.

Numa casa de 200 metros quadrados, em Campinas, interior de São Paulo, por exemplo, ele instalou 12 painéis de 1,65m de altura. São placas fotovoltaicas.

O espaço tem 35 lâmpadas, duas geladeiras, dois aparelhos de ar-condicionado e ainda um estúdio de música, com dezenas de equipamentos ligados o dia inteiro.

A conta de energia é zero, isto é, o proprietário só paga a taxa mínima. O segredo: a luz do sol bate sobre as placas e gera eletricidade limpa e mais barata. O sistema todo custou R$ 27 mil.

Com ele, a casa economiza R$ 400 na conta de luz por mês. E o investimento é recuperado em menos de seis anos. A empresa já instalou mais de 50 sistemas de energia solar. Este ano, o faturamento deve fechar em R$ 1,5 milhão – quatro vezes mais que em 2014.

Veja aqui a reportagem sobre as perspectivas de crescimento do mercado de energia solar em 2016

Mais informações sobre energias renováveis no blog de Alcides Faria

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios

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