Casas Adaptadas: uma tecnologia construtiva frente aos eventos climáticos extremos em áreas úmidas

Conteúdo originalmente publicado em 01 de setembro de 2015 

Para resolver o quadro geral de vulnerabilidade ambiental e social nas regiões pantaneiras, foi apresentado no Plano de Prevenção, Mitigação e Adaptação aos impactos de eventos climáticos extremos no Pantanal, a proposta de “casa conceito”, na qual devem ser consideradas tecnologias sustentáveis aplicadas a áreas alagáveis ou não; elementos como telhados adaptados para a captação de água da chuva e consequentemente produção de água potável, telhados com inclinação adequada à insolação local, palafitas, iluminação elétrica mínima vinda de fontes alternativas e renováveis, saneamento básico e sistema de comunicação estruturado para prevenir-se frente às cheias com a necessária antecedência e acesso ao território.

Além disso, parte dessa proposta, também traz o conceito de busca por novos processos para uso máximo de materiais regionais de maneira sustentável e ser flexível para se adaptar a diferentes ecossistemas através de módulos desmontáveis e transferíveis de local, em caso de mudanças ambientais severas.

Em 2017, já foram construídas quatro casas adaptadas para famílias da comunidade da Barra do São Lourenço. Estas tiveram melhorias incomensuráveis na qualidade de vida. Agora, tem segurança frente a eventos climáticos extremos – grandes cheias, saneamento básico e conforto térmico diante as altas temperaturas na região pantaneira.

Assista ao vídeo de apresentação do projeto

Leia também: Projeto transformador no Pantanal – a vida de ribeirinhos após construção das casas adaptadas

3 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog