Mais de 6 mil mudas estão disponíveis no Viveiro Reflora Pantanal, entre espécies nativas, frutíferas, café e outras variedades produzidas a partir de sementes coletadas na própria região.
Entre as opções disponíveis estão: ipês, jatobás, peroba, sucupira, urucum, copaíba, cedro, acerola, café, acuri, aroeira e limão.
Instalado em um dos sítios do Assentamento Rural 72, em Ladário (MS), o viveiro é o primeiro da Paisagem Modelo Pantanal, território que abrange os municípios de Corumbá e Ladário. Com capacidade para produzir entre 8 e 10 mil mudas, o espaço contribui para a recuperação de áreas degradadas, o enriquecimento de fragmentos florestais e a criação de corredores ecológicos, além de gerar empregos verdes e fortalecer a economia local.
A bióloga Letícia Koutchin Reis destaca que o sucesso da restauração depende de mudas adaptadas às condições do bioma. “Ter viveiros que produzem espécies adaptadas às condições locais, tanto de áreas alagáveis quanto de cerrados e matas ciliares, é superimportante para garantir o sucesso da restauração e a resiliência dos ecossistemas, uma vez que os propágulos de sementes que produzem as mudas vêm da própria região.”
A produção de espécies locais é um passo essencial para que a restauração da paisagem aconteça de forma integrada e duradoura. Para saber mais sobre as espécies disponíveis, entre em contato com o Reflora Pantanal.
Local: Assentamento Rural 72, Ladário (MS)
Acompanhe o Viveiro Reflora Pantanal: [Facebook] | [Instagram]
 
                    
                
 
             
             
             
            