//

National Geographic: Pantanal é a maior estrela da biodiversidade da América do Sul

2 minutos de leitura
Imagem aérea do Pantanal. Foto: MARKUS MAUTHE, LAIF/REDUX

Em uma publicação em inglês da National Geographic, Avery Stonich afirma que a floresta amazônica pode receber toda a atenção, mas quando se trata de animais selvagens, a maior estrela da biodiversidade na América do Sul é o Pantanal.

Ele afirma que as áreas alagadas do Pantanal são o lar de uma variedade impressionante de vida.

Alguns trechos da publicação, em tradução livre.

– O Pantanal é a maior área úmida tropical do mundo, abrangendo mais de 70.000 milhas quadradas [mais de 200 mil km2] – área do tamanho do estado de Washington – no centro da América do Sul.

– No Brasil está a maior parte da região, mas, como a natureza não conhece fronteiras políticas, o Pantanal se derrama para os vizinhos Paraguai e Bolívia. E, embora muitas vezes ofuscado pela floresta amazônica, ao norte, o Pantanal tranquilamente possui a maior concentração de vida selvagem no continente.

– A vida no Pantanal segue o fluxo e refluxo de um ecossistema épico que pulsa com as estações do ano, como um coração batendo.

– A cada ano, as chuvas torrenciais preenchem a gigante bacia do Pantanal, criando uma vasta paisagem inundada. Quando a chuva diminui, a água escoa lentamente para o rio Paraguai, deixando para trás piscinas contendo peixes e moluscos que atraem enormes bandos de garças, cegonhas e colhereiros. Mesmo os vaqueiros pantaneiros movem seus rebanhos de gado em sincronia com a água.

Nota nossa.

Muito interessante a comparação com a Amazônia, mas é importante registrar que o Pantanal não é propriamente um ‘ecossistema’, mas um conjunto de vários ecossistemas.

Você pode ler o texto completo em inglês aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog