///

Artigo ‘Pantanal: Área Úmida Neotropical e Sazonal sob Ameaça’

1 min de leitura
Rio Paraguai (Foto: Raquel Alves / Arquivo Ecoa)

As áreas úmidas são intimamente associadas à água. Apesar disso, sua conservação é um desafio nos dias de hoje e existe a séria possibilidade das mesmas perderem suas águas. Este risco já é perceptível no Pantanal, maior área úmida contínua do mundo.

Este risco inspirou o artigo ‘The Pantanal: A Seasonal Neotropical Wetland Under Threat‘, escrito por Solange Ikeda, Ernandes Sobreira, Onelia Rossetto, Carlos Saito e Karl M. Wantzen.

O Pantanal é altamente regulado pela precipitação. No entanto, a chuva foi substancialmente reduzida em relação aos anos anteriores e a região está cada vez mais seca. No artigo, é explicado como isso pode acontecer com as áreas úmidas e sua ligação com fatores como o desmatamento na Amazônia e a construção de barragens no planalto do Pantanal. 

Solos mais secos, desmatamento, introdução de novos cultivos, queimadas intensas e falta de chuvas são uma grande preocupação para a segurança hídrica no bioma. No artigo, os pesquisadores reforçam como a segurança hídrica e a cultura do pantaneiro devem ser levadas em conta para que a sustentabilidade do Pantanal seja garantida.

Acesse o artigo aqui.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog