///

No coração do Gran Chaco, banhado La Estrella é a nova maravilha argentina

2 minutos de leitura

Nova maravilha argentina: No coração do Gran Chaco, na província de Formosa, na Argentina, está um tesouro natural ainda pouco conhecido: o banhado La Estrella.

Trata-se da terceira maior área úmida do cone sul – a primeira é o Pantanal, no Brasil – e agora eleita uma das sete maravilhas naturais da Argentina. La Estrella foi escolhido por meio do concurso nacional realizado pela New 7 Wonders. Foram 417 lugares inscritos na primeira fase da votação, e 28 finalistas.

Formação: O banhado é parte do Sistema Paraná-Paraguai de áreas úmidas, e abarca uma área de 400 mil hectares. Ele se forma com o transbordamento do rio Pilcomayo, que desce da Bolívia, perde seu canal e se transforma em um grande espelho d’água. Assim como o Pantanal, o banhado La Estrella tem períodos de seca e de inundação, essenciais para a manutenção da biodiversidade do ecossistema.

Uso público: Por ser uma reserva provincial de uso público, os moradores da região podem desenvolver atividades compatíveis com o equilíbrio e regeneração do ambiente, como a criação de gado com deslocamento sazonal de rebanhos. Isto é, quando as águas se vão as pessoas trazem as vacas, e quando as águas retornam o gado é novamente retirado. Há alguns anos, o turismo também vem sendo um meio de vida para as pessoas que lá habitam.

Com cenários de tirar o fôlego, o destino é apontado como ideal para fotógrafos de natureza e observadores de aves.

Confira as dicas elaboradas por Guido Piotrkowski, do jornal argentino La Nacion, para quem pretende visitar a região: www.lanacion.com.ar/turismo/


Por Luana Campos (ECOA) , com informações do La Nacion

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog