//

No Pantanal do Paiaguás – O pouco que se transformou em muito

9 minutos de leitura
Crédito: CPT - Corumbá (MS)

Alguém disse que antes de mudar uma realidade é necessário conhecê-la, compreendê-la. E para quê se muda uma realidade? Isso depende. Depende da realidade e de quem deseja mudá-la.

Em se tratando da realidade de 175 famílias, das seis Comunidades Tradicionais do Pantanal do Paiaguás – subindo o Rio Paraguai, a mais próxima a 80 km e a mais distante a 140 km de Corumbá (MS), às margens do Rio Taquari – Corixão, Cedrinho, Cedro, Limãozinho, Colônia São Domingos e Colônia Bracinho, – considerarei mudar para melhorar as condições de bem viver e porque se precisa superar o sobreviver, o viver mesmo que em condições adversas e sem meios ou recursos.

Crédito: CPT - Corumbá (MS)
Crédito: CPT – Corumbá (MS)

Solidária e conhecedora da realidade daquelas comunidades tradicionais, há mais de 30 anos, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Diocese de Corumbá (MS), uma das poucas no país ainda na ativa, com uma equipe de oito pessoas, configurou-se, por meio do Projeto Geração de Renda para as Comunidades do Pantanal, patrocinado por Edital da Petrobras e realizado de setembro de 2013 a outubro de 2015, como um agente transformador de realidades. Realidades que agora possuem água para beber, moradia um pouco mais digna, acesso coletivo a alguns meios de transportes terrestres e aquáticos, produção e comercialização alimentícia e relativa organização comunitária.

As ações da CPT estimularam e reforçaram o protagonismo daquelas famílias do “Profundo Pantanal”, sobreviventes num cenário que nos remete ao sertão nordestino, em razão da seca atual, da falta de infraestrutura, do isolamento e da exclusão em todas as suas dimensões. Sem energia elétrica e água encanada, sem acesso a unidades de saúde e transporte público, sem estradas e onde o sinal de celular é escasso.

Nos dois anos do Projeto, a CPT compartilhou com crianças, jovens, homens e mulheres, conhecimentos e saberes. Forneceu-lhes meios para que conquistassem uma renda mais estável, produzissem e comercializassem matéria-prima nativa e cultivada e deixassem apenas de lutar por sobrevivência e passassem à vivência, ao viver para vencer.

De 2013 a 2015, os recursos do Projeto, pouco mais de um milhão de reais, se transformaram em: 134 poços de manilha (foram compradas 1.218 manilhas de concreto); 127 telhados – a meta inicial eram 100 (construídos com 1.777 telhas), as casas são cobertas em sua maioria com palhas de acuri; 24 carroças novas, usadas para diminuir a distância entre os moradores e carregar matéria-prima para as produções; 3 barcos de alumínio medindo 6,70m, equipados com motor rabeta a diesel, 4 bancos e coletes salva-vidas; 337 rolos de arames para cercar os quintais produtivos e agroecológicos e protegê-los de animais em busca de alimentos, como porcos do mato e capivaras; seis Casas do Doce, construções erguidas em áreas de 24m2, adaptadas às condições locais, em espaços cedidos pelas comunidades, são cozinhas para o preparo e produção dos doces para comercialização entre os moradores e nas feiras das cidades gêmeas de Corumbá (MS) e Ladário (MS).

Crédito: CPT - Corumbá (MS)
Crédito: CPT – Corumbá (MS)

E como se não bastasse todo o planejamento executado e rigorosamente cumprido ao longo dos dois anos, com emissão semestral de relatórios e acompanhamento do gestor, inclusive com visita in loco no início do segundo ano de execução do projeto, a Equipe conseguiu economizar recurso suficiente para adquirir 32 kits de energia solar, algo inédito para aquelas famílias e uma meta que não estava prevista no Projeto. Os kits são compostos de 03 placas solares, 01 inversor, 01 controlador e 01 bateria de 150 amperes e foram destinados aos grupos familiares que se comprometeram com as unidades de produção de doces, em cada Comunidade.

As placas fotovoltaicas instaladas captam energia de fonte inesgotável, não agridem o meio ambiente e são suficientes para iluminar cinco cômodos de uma casa pequena, com cerca de 30m2, além de fazerem funcionar um freezer de 150 litros ou uma geladeira de 210 litros. Algo antes possível apenas em sonho para aquelas famílias. Essa ação possibilitou aos contemplados estocar os produtos da unidade de produção, preparados para comercialização e também para consumo próprio. Um verdadeiro milagre, diriam alguns. Para os membros do Projeto, são ações fruto de um “trabalho comprometido, muito planejamento e dedicação”. Para as famílias, trata-se de “uma verdadeira mudança de vida”.

Só que o trabalho não acaba aqui. As comunidades precisam ainda de melhor infraestrutura e logística, como estradas, escolas, unidades de saúde próximas. O ir e vir às comunidades, uma problemática constante, em razão do alto custo das passagens de lancha, frete e combustível, poderia ser solucionado por meio de um transporte público ou subsidiado. Até melhores oportunidades de geração de renda são necessárias. Iniciativas que devem advir do poder público, que tem instrumentos, recursos e tempo para tal fim.

E por falar nisso, lembro-me de uma reunião entre o prefeito e a vice-prefeita de Corumbá (MS) e alguns professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Câmpus do Pantanal, da qual participei, em maio deste ano, quando o prefeito Paulo Duarte (PT) disse que “os cidadãos das regiões do Pantanal têm os mesmos direitos que os moradores da cidade”. Sendo assim, e já que ano que vem teremos eleições, conclamo aqui, que essa não seja uma frase solta ao vento, de cunho eleitoreiro e que em sua campanha à reeleição, o atual prefeito, e na dos demais candidatos, políticas públicas eficientes e duradouras para populações vulneráveis sejam propostas e implementadas.

Difícil? Estão aí as ações solidárias da CPT, que com oito pessoas, sem recursos extras, fez algo inovador, sustentável e transformador. Por fim, para o bem viver daquelas e de outras famílias em meio ao Pantanal, os agentes da Pastoral da Terra reforçam que “muito ainda está por fazer, a busca pela felicidade e garantia de direitos continua”.

Galeria de imagens

 

Artigo elaborado pela jornalista Ana Carolina Monteiro 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog