//

Nova edição do guia de atividades para educação ambiental “É fogo”. Ecoa foi parceira na elaboração

2 minutos de leitura
André Luis Siqueira, diretor de programas e projetos e coordenador de brigadas da Ecoa (Foto: Raíra Saloméa)

Nesta semana, foi lançada a nova edição do guia de atividades educacionais MAP-Fire “É fogo”. O material visa difundir informações para a comunidade e contribuir para mudar o cenário de ameaças e impactos dos incêndios florestais. O projeto foi criado para ajudar professores do ensino fundamental e médio a explicar os riscos do fogo e seus impactos na sociedade e no meio ambiente, além disso, promove ações que ajudam os alunos a serem mais ativos nas prevenção a incêndios. Questão que tem sido um desafio para órgãos federais e executivos em níveis municipal e estadual.

Estiveram presentes no evento o diretor de programas e projetos e coordenador de brigadas da Ecoa, André Luiz Siqueira, Vera Lúcia Batista – líder da brigada do Assentamento Rural São Gabriel em Corumbá (MS) e Vergínia Paz – líder da brigada da Área de Proteção Ambiental Baía Negra em Ladário (MS), ambas regiões localizadas na Paisagem Modelo Pantanal.

Guia de atividades educacionais MAP-FIRE (Foto: João dos Reis)

“Acho que, indiscutivelmente, nunca houve um material tão bem feito e tão bem construído com a metodologia participativa, ouvindo povos e comunidades tradicionais e agências especializadas em combate e prevenção a incêndios” afirma Siqueira.

Segundo o diretor, a iniciativa pode transformar a realidade da educação ambiental, promovendo a conscientização e a prevenção a médio e longo prazo, ao invés de apenas reagir após os desastres provocados pelas queimadas. Se os executivos municipais adotarem efetivamente esse material, poderá haver um avanço significativo nas ações contra incêndios, facilitando a cooperação entre as diversas instituições envolvidas no combate a esses eventos e reforçando as políticas nacionais de prevenção ao fogo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)