/

Novo sistema de cadastro de pescadores profissionais artesanais será inserido em Maio

2 minutos de leitura
Rio Paraguai. Foto: Vanessa Spacki

Via Ministério da Agricultura, Pecuária Abastecimento

Um novo cadastro dos pescadores profissionais artesanais deverá entrar me operação no próximo mês de maio. A portaria publicada , nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial da União aprova o Pano de Ação “Pescador Legal” e institui o Comitê Revisor do Cadastro de Pescadores Profissionais Artesanais.

O plano prevê o recadastramento dos pescadores profissionais artesanais dentro do Sistema de Cadastro do Produtor Rural e demais Agentes ( Sican), hoje sediado na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que encontra-se em fase de adaptação.

Ao plano estão incorporadas ferramentas de inteligência, que permitirão maior controle e fiscalização funcionando como filtros contra possíveis fraudes.

” O sistema Sican permitirá que auditemos e fiscalizemos todo o sistema. O verdadeiro pescador artesanal não tem com o que se preocupar, pois o novo sistema é a garantia de que ele receberá o seguro-defeso. Já o fraudador, será excluído e, ainda, responsabilizado perante á legislação vigente. Em breve, lançaremos campanha de divulgação sobre o assunto,” asiantou o diretor do Departamento de Monitoramento e Controle da Aquicultura e Pesca, Márcio Cândido Alves.

Ele ainda explica que está em desenvolvimento o novo sistema de registro, ” que proporcionará o cruzamento de dados com os demais sistemas da União, como o da Receita Federal, o cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), o Sistema de Controle de Óbitos (Sisobinet), da Dataprev, entre outros”.

O sistema está ancorado em plataforma informatizada, que facilitará a vida dos pescadores, pois não precisarão mais se deslocar até as Superintendências Federais de Agricultura para se cadastrarem, fazendo o diretamente via web e até por celular.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog