//

Pantanal ameaçado outra vez

2 minutos de leitura
Vista aérea de ilhas de vegetação flutuante (baceiros) no meio de lago gigante identificado no Pantanal. Foto: Eder Renato Merino

Texto originalmente publicado em: 16/12/09

Apesar do Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovar novas normas para concessão de crédito agroindustrial e rural aos produtores de cana-de-açúcar e vetar o financiamento da expansão do plantio no Pantanal e na Bacia do Alto Paraguai o governo do Estado de Mato Grosso do Sul insiste na tentativa de aprovar o cultivo da cana na região. 

No dia primeiro de dezembro foi aprovado em primeira votação pelos deputados estaduais de MS o projeto do Zoneamento Ecológico e Econômico do Estado, que autoriza o plantio na Bacia do Alto Paraguai.

Em entrevista a TV Morena (afiliada da Rede Globo) o ministro, Carlos Minc afirmou que a lei estadual aprovada pela Assembléia não pode se sobrepor a um decreto já existente do Ministério do Meio Ambiente que proíbe o cultivo de cana na região.

O mesmo argumento foi usado pelos deputados da oposição, Teruel e Pedro Kemp, que ocuparam a tribuna para falar sobre a preservação do Pantanal e ressaltar que a luta contra as usinas na região é antiga.

De acordo com os parlamentares, esta bandeira foi levantada no início dos anos 80. Sem contar com a morte do ambientalista Francisco Ancelmo, que ateou fogo no próprio corpo em nome da causa.

Agora o projeto segue para a Comissão do Meio Ambiente onde precisa de um parecer favorável para ser aprovado em segunda votação.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog