//////

Diretores da Ecoa publicam artigo na ‘Tropical Conservation Science’ sobre agenda de sustentabilidade para o Pantanal

1 min de leitura
1

Os diretores da Ecoa, André Luiz Siqueira e Rafael Morais Chiaravalloti, publicaram um artigo na Tropical Conservation Science (TCS), em parceria com dezenas de renomados/as pesquisadores/as de diversas instituições. A revista, de acesso aberto, se concentra no campo da conservação de florestas tropicais e outros ecossistemas tropicais. O artigo contém uma proposta de agenda para o Pantanal, visando o aprimoramento das políticas públicas de conservação em uma das maiores, mais diversificadas e contínuas áreas úmidas do mundo.

Atualmente, criar relações entre agendas ambientais e políticas é essencial diante da crescente pressão humana sobre os ambientes naturais, incluindo as áreas úmidas. Essas áreas oferecem serviços ecossistêmicos críticos para a humanidade e podem gerar uma renda direta ou indireta considerável para as comunidades locais. Para cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), precisamos mudar nossa trajetória da atual evolução destrutiva ambiental para um uso mais inteligente das áreas úmidas.

Os/As autores/as sugerem e discutem uma lista de 11 interfaces essenciais entre ciência, política e desenvolvimento na região, vinculadas à agenda proposta. Eles/as acreditam que uma rede de ciências funcionais pode aumentar a capacidade colaborativa de gerar ideias e soluções criativas para enfrentar os grandes desafios enfrentados pelo Pantanal.

Faça aqui o download da publicação

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog