/

Pantanal. Iniciativa fortalece prevenção e combate aos incêndios com participação de instituições parceiras e comunidades tradicionais

4 minutos de leitura
Treinamento está sendo realizado no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense. Na imagem, feita com drone, é possível ver a área alagada ao fundo. Foto: Fernanda Cano/Acervo Ecoa.

Coordenada pela Ecoa, a iniciativa reuniu comunidades tradicionais, órgãos públicos e instituições ambientais entre 22 e 24 de abril no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense (MT). O objetivo foi fortalecer ações integradas de prevenção e combate a incêndios.

A formação foi conduzida pelo Prevfogo/Ibama no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense (MT) e teve a participação de instituições como a Marinha do Brasil, importante parceira na iniciativa e no combate aos incêndios no bioma nos últimos anos, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e o próprio Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

Além disso, participaram brigadistas e membros das comunidades localizadas ao longo do rio Paraguai e no entorno do Parque: Barra do São Lourenço, Binega, Amolar, Paraguai-Mirim e Ilha do Baguari.

O curso incluiu aulas teóricas sobre legislação, comportamento do fogo e estratégias de combate, além de oficinas práticas voltadas à organização de brigadas, uso de equipamentos, queima controlada e construção de linhas de controle. Também foram oferecidas capacitações complementares em Sistemas Agroflorestais (SAF) e Sistema de Informação Geográfica (SIG).

A formação das brigadas chega em um momento estratégico, especialmente com possibilidade de seca prolongada em 2025, o que aumenta o risco de fogo. Diante do quadro de eventos climáticos extremos e análises hidrológicas e climáticas, a Ecoa recomenda a priorização de ações preventivas em áreas mais vulneráveis, a mobilização de brigadas locais e a implementação de planos de proteção para comunidades e Unidades de Conservação.

A formação faz parte do projeto “Manejo Integrado do Fogo com as comunidades tradicionais e o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense na transformação da realidade local”, financiado pelo GEF Terrestre, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A execução é gerida pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a implementação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa também é apoiada por The Pew Charitable Trusts (PEW),  World Wide Fund for Nature (WWF) Brasil e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Sobre o Projeto GEF Terrestre

Iniciativa do governo federal para a conservação da biodiversidade da Caatinga, do Pampa e do Pantanal, o Projeto GEF Terrestre atua na criação e no fortalecimento de Unidades de Conservação, na recuperação da vegetação nativa e na proteção de espécies ameaçadas.

A iniciativa é coordenada pelo MMA, por meio da SBio, e conta com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), tendo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) como agência executora.

O projeto também conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e de órgãos estaduais de meio ambiente.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)