//////

Pescadores de iscas de Miranda conferem resultados de 08

3 minutos de leitura
Sede da associação que está localizada em Miranda - MS. Foto: Jean Fernande/Ecoa

Texto originalmente publicado em: 23/12/08

Membros da Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda (APAIM) participaram da última reunião do ano onde foram apresentados os resultados de 2008 e perspectivas para 2009. O Encontro foi convocado por Jean Fernandes, coordenador de trabalhos de campo da Ecoa, que auxilia e acompanha as ações da Associação.

Jean lembrou aos associados que 2008 foi um ano marcado por conquistas, frutos da organização social e empenho de todos. Dentre os principais resultados estão a ampliação da sede da associação; o fortalecimento da sua credibilidade e representatividade frente aos órgãos de políticas públicas; a aprovação da implantação da fábrica de gelo pela Secretária de Abastecimento e Pesca (SEAP) e o inicio dos trabalhos com a bocaiúva (capacitações e aquisição da máquina despolpadeira) como meio de alternativa de renda.

Para o próximo ano o Projeto de beneficiamento da bocaiúva será impulsionado com a implantação de uma cozinha comunitária e será expandida para a comunidade do assentamento Bandeirantes, também localizada em Miranda. Estão previstos estudos sobre o aproveitamento de todas as partes do fruto. No projeto principal, Iscas Vivas, a Associação deverá firmar novas parcerias com entidades de estudo e pesquisa e reforçar os laços como os já estabelecidos rumo à criação das iscas em cativeiro. Quanto às políticas de pesca, 2009 deverá estabelecer a tão esperada normatização e certificação das iscas.

Para o presidente da APAIM, Liezé Francisco Xavier, todos esses resultados e perspectivas são derivados do empenho da Associação e o comprometimento da Ecoa. “Antes dessa parceria com a Ecoa não sabíamos nada sobre a conservação do meio ambiente e a sua importância. Eles foram os únicos que discutiram essa necessidade de conservação não de forma proibitiva mas visando meios de transformar o nosso trabalho em uma atividade sustentável e a melhoria de vida do nosso pessoal. Tudo isso com a preocupação de nos inserir no processo e consultando nossa opinião. É por isso que acreditamos na Ecoa e temos certeza que essa parceria ainda trará mais resultados”.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog