/

Presidente do Banco Interamericano responde a carta da Ecoa e outras organizações. Reunião no Panamá, durante a Assembléia Anual, acontecerá com o vice-presidente Países. Amazônia e outros temas na agenda.

3 minutos de leitura
Foto: Agência Brasil
Ivan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), emitiu um comunicado em resposta à carta enviada por um grupo de organizações da sociedade civil, entre elas a Ecoa.  O documento apresenta as ações do IDB Working Group, que desde 2017, vem fazendo recomendações pra incluir a voz de populações locais aos projetos e processos do BID. A carta reforça a necessidade de respeito aos direitos humanos, a proteção dos ecossistemas e abertura de espaços de diálogo. 
Na resposta, o presidente do BID reforça a importância da ação conjunta com organizações da sociedade civil, já que as mesmas podem contribuir na formulação de políticas do banco por serem “conhecedoras das necessidades de grupos em situação de vulnerabilidade”.

Leia a resposta na íntegra aqui.

Um dos espaços de diálogo deve acontecer na Reunião Anual de 2023 no Panamá entre os dias 16 e 19 de março. Na ocasião, a Ecoa está entre as organizações da sociedade civil que irão se reunir com o Ivan Goldfajn. Paula Isla, pesquisadora da Ecoa, deve representar a organização no evento.
O evento é a 63ª edição da Reunião Anual da Assembleia de Governadores do BID e a 37ª edição da Assembleia de Governadores do BID Invest. O evento incluirá seminários sobre temas prioritários e contará com o lançamento do relatório macroeconômico anual do BID para a região. Os tópicos de discussão incluem pobreza e desigualdade, crise climática e transição verde, biodiversidade, gênero, diversidade e inclusão, infraestrutura sustentável e inclusiva e integração regional.

A Ecoa acompanha instituições que financiam o desenvolvimento por entender que seus investimentos devem seguir parâmetros de proteção ambientais e sociais rígidos. Não devem financiar obras que degradam o ambiente e tragam problemas sociais como o deslocamento de populações, situações de ocorrência comum. As prioridades de monitoramento são o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A Ecoa faz parte do IDB Working Group, que é um grupo internacional de organizações da sociedade civil que monitora as ações do BID. Nos últimos anos esse grupo tem firmado e enviado várias Cartas e posicionamentos à diretoria do Banco pedindo por mais transparência nas ações e maior interlocucção com a sociedade civil.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog