///

Programa de Preservação da Cultura e dos Costumes Indígenas Guató

1 min de leitura

O presente documento, referente ao Subprojeto 4.3 – Criação de Alternativas Comunitárias para o Ecoturismo na Área Indígena Guató (Ilha Ínsua), está inserido no contexto do Componente IV – Envolvimento dos Interessados e Desenvolvimento Sustentável cujo objetivo geral é de demonstrar oportunidades econômicas alternativas para preservar a cultura indígena da região do Pantanal, promovendo tanto suas características étnicas quanto à integridade de seu meio ambiente ante as crescentes pressões do turismo, tomando como base, a comunidade Guató.

Todos os produtos oriundos das atividades previstas neste Subprojeto estão diretamente ligados à sobrevivência dos Guató com vistas a discutir o Planejamento de Ações Estratégicas da região da BAP. O tipo de trabalho desenvolvido neste subprojeto poderá ser replicado na bacia, em outras comunidades, indígenas ou não.

O projeto foi desenvolvido no Território Indígena Guató, conhecido por Ilha Ínsua. A área é coberta por floresta estacional semidecidual ainda bem conservada, com exceção da área onde está a “aldeia” indígena, onde parte da vegetação foi retirada para dar espaço para a construção de casas, roças e um campo de futebol.

Faça o download da publicação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)