/

Programa Escola Pantaneira

2 minutos de leitura

escola-pantaneira“Todo mundo fala que a Amazônia é o pulmão do mundo. Disto eu estou convicto, mas tenho certeza que o Pantanal é o coração”. A declaração de João Ildefonso Murano, proprietário da fazenda São José, em Aquidauana (MS), revela a valorização, pela comunidade local, do Pantanal e de sua significação para a biodiversidade. No Pantanal, o ciclo das águas determina a vida de seres humanos, animais e plantas. Na época da seca, de maio a outubro, a paisagem se apresenta coberta de verde, rios, vazantes, e baías. Aves migratórias, onças pintadas, jacarés e capivaras podem ser vistos pelas estradas pantaneiras. Na estação da cheia, que se estende de novembro a abril, os rios da região alagam grande parte dos campos e transformam a planície em um imenso mar de água doce, beneficiando as espécies aquáticas.

Consciente de que as enchentes e secas são responsáveis pela riqueza e pela vida no Pantanal, o pantaneiro sabe que deve adaptar o seu ritmo às condições impostas pela natureza. No período das cheias, o transporte se torna ainda mais difícil e em muitas áreas do Pantanal só se pode chegar de barco. Diante dessa realidade, surgiu a questão de como garantir aos meninos e meninas que vivem em fazendas distantes o acesso e a permanência na escola?

Autora: Fatima Elisabete Pereira Thimoteo

Faça o download da publicação: Programa Escola Pantaneira

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Pantanal

O Pantanal é reconhecidamente uma parte do Planeta com características especiais e particulares, características essas que