//////

Moradores do Porto da Manga fazem curso de motor de popa

3 minutos de leitura
1

No próximo fim de semana, 1º e 2º de dezembro, os moradores do Porto da Manga (MS) irão participar da segunda edição do curso de manutenção de motor de popa. A iniciativa resulta de uma articulação da Ecoa, em parceria com a Dismoto Yamaha, Ibama, UFMS (Universidade Federal de MS), Seap (Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca) e CASA (Centro de Apoio Socioambiental). A capacitação tem o objetivo de preparar a comunidade para fazer a manutenção dos motores, trocar peças, identificar o ano e modelo do motor, conhecer motores de quatro tempos, detalhes da hélice e orientações sobre o mercado de motor de popa.

Na primeira edição, a comunidade fez um curso básico e a continuação acontece agora em plena piracema para todos os interessados participarem. De acordo com Jean Fernandes, profissional da Ecoa que tem acompanhado os treinamentos, os moradores do Porto da Manga irão montar uma oficina de motores no local. “Por isso esse segundo curso irá prepará-los com informações mais específicas, aprofundadas que explicam melhor o motor. Assim, na oficina eles poderão fazer a troca e manutenção de peças, cobrar a mão-de-obra e melhorar a renda”.

O técnico da Dismoto Yamaha Josenaldo Azevedo Fernandes Vieira, comenta que já acompanha o trabalho da Ecoa no Porto da Manga há cerca de quatro anos. “Eu percebi a diferença na vida da comunidade. Melhorou muito e eu espero que a nossa contribuição seja o mais aproveitada possível”.

Paralelo ao curso de manutenção, a ação da Ecoa irá contemplar atendimento odontológico às crianças da comunidade, através de uma parceria com a Secretaria de Saúde de Corumbá, que levará um dentista ao local. Os moradores também terão a disposição três profissionais de um salão de beleza. E para completar, no domingo à tarde será oferecida às mulheres da comunidade uma oficina de produtos ecológicos onde elas aprenderão a fazer sabão, amaciante, detergente, entre outras utilidades domésticas.

Ecoa & Porto da Manga – A Ecoa dentro do Programa Natureza e Pobreza/Sub-Programa Conservando o Pantanal, incentiva o desenvolvimento integral com a melhoria da qualidade de vida de cerca de 300 famílias, populações tradicionais, situadas nas regiões de Áreas Úmidas. Através de uma gestão participativa, as atividades da Ecoa auxiliam na organização e geração de renda das populações que trazem desenvolvimento sustentável e conservação ambiental.

1 Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog