/

Projeto de eficiência energética reduz o consumo de energia em fábrica de compressores

3 minutos de leitura

– A troca dos motores antigos por modelos de alta eficiência reduziu o consumo de energia e superou o previsto, possibilitando 47% de economia.
– Equivale a 2.227.286 kWh/ano, cerca da metade do que era consumido nas centrais de óleo anteriormente.

Motores-WEG-eficiencia-energetica

Santa Catarina – A Embraco, multinacional focada em inovação e uma das maiores fabricantes mundiais de compressores herméticos para refrigeração, tem implantado o modelo de gestão World Class Manufacturing, cuja metodologia é focada na eliminação de perdas e desperdícios.

Segundo dados da Eletrobras, a indústria consome 42% da energia elétrica no Brasil e os motores elétricos correspondem a 70% da energia consumida na indústria. As altas tarifas de energia têm levado as empresas a buscarem alternativas de eficiência energética que resultam em economia de eletricidade, otimização de processos, redução de custos e aumento de competitividade no mercado.

Com o objetivo de diminuir perdas de energia em sua linha de usinagem da unidade de Joinville/SC, a Embraco contratou a WEG para realizar um diagnóstico de eficiência energética. Foi detectado que os motores das centrais de óleo, responsáveis pelo bombeamento do óleo até as máquinas de usinagem consumiam muito mais energia que o necessário para a aplicação – um potencial de 30% de economia de energia.

A solução encontrada foi a de substituir os motores antigos por motores de alta eficiência, com índices de rendimento IR3 e IR4, acionados por inversores de frequência e integrados a um transdutor de pressão.

Outro ponto identificado foi a necessidade de um maior controle de vazão do sistema de distribuição de óleo, que era realizado por meio de válvulas manuais. Com a automação do sistema, a pressão passou a ser estável e o consumo de energia proporcional à produção.

De acordo com Ricardo Samistraro, especialista em processos elétricos e líder do Pilar Energia da Embraco, a troca dos motores antigos por modelos de alta eficiência aliada à automação do sistema, não só reduziu o consumo de energia, como também superou o previsto, possibilitando 47% de economia, equivalente a 2.227.286 kWh/ano, cerca da metade do que era consumido nas centrais de óleo anteriormente.

Outro benefício conquistado foi em termos de competitividade, a Embraco passou a produzir a mesma quantidade de compressores utilizando menos energia. “Renovação tecnológica de equipamentos, ganhos de energia expressivos e alta confiabilidade de operação foram os principais ganhos obtidos”, finaliza Samistraro.

Fonte: Procel Info

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog