//

Proposta na Califórnia quer proibir uso doméstico de inseticidas responsáveis por morte de abelhas

4 minutos de leitura

Traduzido de Common Dreams

Em meio a uma “diminuição surpreendente” de abelhas nos Estados Unidos, uma parlamentar Democrata da Califórnia apresentou na terça-feira uma proposta para proibição estadual de quase todos os usos não agrícolas de inseticidas ligados a danos a polinizadores e ao meio ambiente.

“Sua aprovação no estado mais populoso do país marcaria um ponto de virada na batalha de anos para controlar o uso de neonicotinoides”

“Nossos polinizadores estão ameaçados. Nós sabemos a causa, agora é o momento para agir”, disse Rebecca Bauer-Kahan, membra da Assembleia do Estado da Califórnia e responsável por apresentar a medida. 

 A proposta tem como alvo imidacloprida, clotianidina, tiametoxam, dinotefuran e acetamiprida. Os cinco são parte de uma classe de inseticidas chamados neonicotinoides ou “neônicos”. Seu uso futuro em locais como gramados de casas ou campos de golfe seria banido segundo a proposta. 

No seu discurso, Bauer-Kahan enfatizou que “a União Europeia já baniu completamente o uso desses pesticidas” e afirmou que “é hora de alcançar o resto do mundo no que diz respeito à proteção das abelhas e da saúde humana”.

Pesticidas mais utilizados nos Estados Unidos, os neônicos podem ser tóxicos para insetos, incluindo abelhas nativas e a Apis mellifera, até mesmo em pequenas doses. Segundo estudos, o alcance e persistência dos compostos químicos podem prejudicar muitos polinizadores, com resíduos permanecendo nos solos e até chegando à cursos de água.

Uma declaração enviada pelo escritório de Bauer-Kahan aponta para dados do Bee Informed Partnership que revelam que apicultores da Califórnia perderam quase 42% dos seus enxames no ano passado.

Tais dados são particularmente importante para um estado onde “o declínio populacional de abelhas pode gerar prejuízo de $15 bilhões anuais para a produção agrícola”, como Lucas Rhoads, advogado da Iniciativa Polinizador NRDC’s, escreveu em post de seu blog na terça-feira. “Muitas das colheitas mais valiosas para o estado, incluindo amêndoas e uvas, dependem parcial ou inteiramente da polinização por abelhas e outros insetos”.

“Sua aprovação no estado mais populoso do país”, escreveu Rhoads, “marcaria um ponto de virada na batalha de anos para controlar os neônicos, que contaminam terras e águas por todo país e ameaçam abelhas, pássaros e ecossistemas inteiros, até mesmo pessoas”.

Laura Deehan, diretora estadual da Environment California, afirma que a lei pode não chegar rápido o suficiente. “Abelhas, borboletas e pássaros desempenham um papel vital na teia da vida, desde polinizar flores de plantas que geram grande parte dos alimentos que comemos até encher nosso mundo de beleza e maravilha. O declínio drástico de polinizadores é perturbador e exige ação imediata”.

“Livrar-se dos neônicos em gramados, jardins e campos de golfe”, acrescentou Deehan, “ofereceria chance de sobrevivência para polinizadores e outras espécies-chave em cima da hora”.



                

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Pantanal na rota das aves

O Pantanal é rota de cerca de 180 aves migratórias que buscam alimento ou melhores condições climáticas. A Paisagem