Ciência Cidadã é uma importante ferramenta gratuita desenvolvida para inúmeras aplicações, como: restauração ecológica, ordenamento territorial, resolução de conflitos, uso e ocupação dos recursos no fortalecimento da democracia, dentre outras. Ainda em expansão no Brasil, a ferramenta foi utilizada no Projeto Ciência Cidadã: assegurando a vida, a floresta e o carbono na terra, obtendo resultados inovadores na restauração ecológica.
A Ecoa passou a utilizar essa metodologia a partir de 2013, para mapear o território da comunidade ribeirinha Barra do São Lourenço, que fica no Pantanal, a 223 Km a montante da cidade de Corumbá (MS). A introdução dessa metodologia se deu por Rafael Morais Chiaravalloti, que a aplicou por meio de um aplicativo de celular chamado Sapelli, criado por dois professores e pesquisadores da Universidade Colégio de Londres, Jeromy Lewis e Muki Haklay.
A partir de então, a Ecoa vem utilizando o aplicativo Sapelli e a metodologia Ciência Cidadã para atuar na conservação do Cerrado e do Pantanal e mapear dinâmicas de pesca, de coleta de frutos nativos e de assentamentos rurais nos processos de restauração e recuperação de nascentes. Os estudos desenvolvidos já influenciaram tomadores de decisão na elaboração de políticas públicas mais adequadas para a região.