/

Resposta imediata de brigada comunitária e Prevfogo impede incêndio na APA Baía Negra, no Pantanal

1 min de leitura
Vergínia Paz, chefe da Brigada Comunitária da APA Baía Negra. Imagem: Talita Oliveira/ Acervo Ecoa

A brigada comunitária da APA (Área de Proteção Ambiental) Baía Negra identificou rapidamente um foco de fogo na estrada próxima à região e conseguiu agir a tempo para evitar que se transformasse em um incêndio de grandes proporções. O Prevfogo/Ibama foi acionado e, em conjunto com a brigada, extinguiu o fogo de forma eficaz.

A chefe da brigada, Vergínia Paz, reforça a importância da prevenção e dos cuidados da comunidade: É preciso orientar as pessoas que entram na área no cuidado com o fogo para não acender fogo na beira do rio, não jogar bituca de cigarro na estrada”.

A comunicação eficiente foi essencial para evitar que o fogo se espalhasse, “Se a gente não tem essa comunicação rápida, esse fogo vai se alastrar ali e fazer uma devastação total dentro da área, perto de moradores. Isso é um perigo, então a gente tem que ter todo cuidado”.

Talita Oliveira

Coordenadora do Núcleo de comunicação da Ecoa e da Paisagem Modelo Pantanal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?