//

Rio Cuiabá volta a níveis anteriores após liberação de água para o Pantanal pela Eletrobras

1 min de leitura
Encontro do rio Cuiabá com o rio Manso (MT). Imagem: Aguinaldo Silva.

A Eletrobrás aumentou a vazão da represa no rio Manso, um tributário do rio Cuiabá, localizado no estado de Mato Grosso, para que mais água chegasse ao Pantanal e assim reduzisse as condições para incêndios.

Não sabemos a efetividade da medida, mas o gráfico que indica o nível do rio Cuiabá, produzido diariamente pela Marinha do Brasil, mostra o resultado da ação da Eletrobrás: no dia 30/06 na cidade de Cuiabá (MT), o rio estava com 92 centímetros e aumentou gradualmente até alcançar 157 cm no dia 08/07, reduzindo para 104 centímetros no dia 18/07.

Imagem: Marina do Brasil.

Com relação ao volume de água liberada para o Pantanal, a empresa informava que era de 87 m³/segundo no dia 16/07 , ao mesmo tempo em que volume de água afluente da bacia do rio Manso era de 11 m³/segundo, uma diferença muito grande e que precisa ser checada na divulgação do próximo Boletim Diário da Eletrobrás.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.