/

Rio Paraguai transborda e deixa bairro submerso em Asunción

2 minutos de leitura

Em Assunción, capital do Paraguai, um bairro inteiro chamado Sajonia, ficou inundado com o transbordamento do Rio Paraguai. A água veio durante a madrugada de domingo (14/04), surpreendendo moradores que não tiveram tempo para resgatar seus pertences – 8.120 famílias foram afetadas. Felizmente não há registro de mortos.

De acordo com o jornal paraguaio, Última Hora, as chuvas registradas durante os últimos 30 dias, na bacia média do Rio Paraguai, fizeram com que o nível normal da água aumentasse em 300%, chegando a 6,95 metros.

O transbordamento, provavelmente, tem relação com as chuvas que elevaram o rio Paraguai em Porto Murtinho (MS), no Brasil, de 3,18 metros para 6,57 metros em apenas 30 dias.

Com a subida do nível do rio um muro de contenção, construído há dois anos pela própria população, para conter inundações, acabou rompendo. Algumas casas ficaram totalmente submersas em questão de 40 minutos.

A água deve começar a baixar nos próximos dias, segundo o Departamento de Meteorologia do Paraguai. Enquanto isso as famílias seguem albergadas em 114 abrigos habilitados pela Comuna de Asuncena e pelo Secretariado Nacional de Emergência do Paraguai. Quando tem condições, elas alugam canoas e barcos para irem até suas casas inundadas, tentando recuperar o que puderem.

Com informações da Folha de São Paulo e Última Hora PY.

Foto de capa por Jorge Adorno/Reuters.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog