/

Rios de MS fecham para a Piracema a partir do dia 1º de novembro

2 minutos de leitura

 Por Campo Grande News

 

A partir do dia 5 de novembro, os rios de Mato Grosso do Sul estarão fechados para a pesca, devido ao período da Piracema. O fechamento será antecipada para a próxima terça-feira (1), apenas no leito rio Paraná e em outros dois rios da União, o Paranaíba e o Aporé. A reabertura está prevista para o dia 28 de fevereiro de 2017.

No período de Piracema, de acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), é permitido ao pescador – nos lagos das Usinas do rio Paraná -, a pesca de 10 kg de pescado mais um exemplar, de peixes não nativos e exóticos como: Tucunaré, Curvina, Porquinho, Tilápia, bagre africano, etc., somente nos lagos das Usinas do Rio Paraná (não para outros rios da bacia).

O pescador deve respeitar 1.500 metros de distância das barragens das usinas. Ao pescador profissional, permite-se a pesca para as mesmas espécies de peixes, não existe limite de cota, porém, só podem utilizar molinetes e linhadas de mão. A pesca de subsistência também é permitida.

Na Bacia do Paraguai será permitida somente a pesca de subsistência para o morador ribeirinho. Ressaltando, que pessoas que moram nas cidades ribeirinhas não podem pescar. A pesca de subsistência é para manutenção da vida, ou seja, para pessoas que dependem daquela proteína para sobreviver. Podem capturar 3 kg, ou um exemplar, não podendo comercializar de forma alguma.

A partir do dia 1º de fevereiro de 2017 abre-se a pesca na modalidade pesque-solte no leito (Calha) do rio Paraguai, estendendo-se até o dia 28 de fevereiro, quando a partir de 00h00 , do dia 1º de março a pesca estará aberta novamente.

Leia também: A pesca no Pantanal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog