//

#RiosVoadores Você sabe o que eles são?

2 minutos de leitura

A animação abaixo ilustra o papel determinante que tem a Amazônia para o país. As pergunta “O Sudeste poderia ser um deserto?” não é por acaso. Segundo explica o Engenheiro Agrônomo Antonio Donato Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Amazônia é um irrigador natural da atmosfera, a qual ele chama de usina de serviços ambientais. Por abrigar muitas árvores, tem a capacidade de produzir chuva para si e para outras regiões do país, chegando a alcançar o quadrilátero Cuiabá – Buenos Aires – São Paulo – Andes e indo contra a tendência destas regiões de serem um deserto.

Este quadrilátero representa 70% do PIB da América do Sul e o que será do mesmo se continuarem desmatando as florestas na Amazônia?

O quadrilátero Cuiabá - Buenos Aires - São Paulo - Andes
O quadrilátero Cuiabá – Buenos Aires – São Paulo – Andes (Fonte: INPE)

A animação é resultado de uma continuidade do Projeto Brasil das Águas, que monitoram a trajetória dos chamados “rios voadores”, estes rios aéreos que percorrem as regiões do quadrilátero, formando as chuvas. Os estudos buscam entender as consequências do desmatamento e das queimadas na Amazônia sobre o balanço hídrico do país e sua participação no panorama das mudanças climáticas.

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?