/

Roundup / Glifosato: ingredientes não divulgados são letais para abelhas

3 minutos de leitura

Texto com base em publicação do Ecowatch e Journal of Applied Ecology.

Tradução de Alcides Faria.

Blog alfaria.blogspot.com, 25 de abril de 2021.

 

Os herbicidas comumente usados ​​nos Estados Unidos contêm ingredientes “inertes” não divulgados, mas altamente tóxicos e que são letais para as abelhas, de acordo com um novo estudo publicado no Journal of Applied Ecology.

O estudo revisou vários produtos herbicidas e descobriu que a maioria continha glifosato, o ingrediente mais conhecido como Roundup, sendo o herbicida mais utilizado nos Estados Unidos e no mundo.

Os impactos devastadores do glifosato nas populações de abelhas são amplamente reconhecidos, porém a toxicidade dos ingredientes inertes são menos compreendidos. A Razão? Não são submetidos aos mesmos testes obrigatórios da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos ( EPA ).

“Os pesticidas são fabricados e vendidos como formulações que contêm uma mistura de compostos, incluindo um ou mais ingredientes ativos e, potencialmente, muitos ingredientes inertes”, explicou o Center for Food Safety em um comunicado: “Os ingredientes inertes são adicionados aos pesticidas para ajudar na mistura e aumentar a capacidade dos produtos de aderirem às folhas das plantas, dentre outras finalidades.”

O que se descobriu é que essas substâncias inertes podem ser altamente tóxicas e até mesmo bloquear a capacidade de respiração das abelhas, essencialmente causando o seu sufocamento. Nas investigações se descobriu que algumas das combinações de ingredientes inertes não tinham impactos negativos sobre as abelhas, uma das formulações de herbicida matou 96% delas em 24 horas.

“Este importante novo estudo expõe uma falha fatal em como os pesticidas são regulamentados aqui nos Estados Unidos”, disse Jess Tyler, cientista da equipe do Center for Biological Diversity. “Agora a questão é: a administração Biden resolverá esse problema ou permitirá que a EPA continue sua prática anterior de ignorar os danos reais dos pesticidas?”

O Centro For Food Safety, entrou em 2017 com uma petição legal para que a EPA obrigue as empresas a fornecer dados de segurança sobre formulações de pesticidas que incluam ingredientes inertes.

O Roundup – também relacionado ao câncer em humanos – foi originalmente produzido pela gigante agroquímica Monsanto, que foi adquirida pela empresa farmacêutica e de biotecnologia alemã Bayer em 2018.

A fusão das duas empresas foi condenada por ambientalistas e grupos de segurança alimentar, que alertaram que ela cultivaria o maior fornecedor de sementes geneticamente modificadas e pesticidas tóxicos do mundo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog