///////

Sistemas de estatísticas pesqueiras no Pantanal

1 min de leitura

pesca-pantanalO artigo “Sistemas de estatísticas pesqueiras no Pantanal, Brasil: aspectos técnicos e políticos” ressalta a importância da utilização de sistemas e estatísticas como poderosa ferramenta na obtenção de informações para a geração de gestão de recursos pesqueiros.

Como exemplo foram estudados os “Sistema de Controle da pesca em Mato Grosso do Sul” e o “Sistema de Controle e Monitoramento da Pesca em Mato Grosso”, que teve como base o primeiro mencionado.

Produzido por pesquisadores da Embrapa Pantanal e Secretarias de Meio Ambiente (MT e MS), o trabalho frisa os meios e principais desafios para a implantação e manutenção dos sistemas.

Autores: Agostinho Carlos Catella, Rodrigo de Oliveira Mascarenhas, Selena Peixoto Albuquerque, Francisca Fernandes de Albuquerque e Edilaine Regina de Mattos Theodoro.

Faça o download da publicação: Sistemas de estatísticas pesqueiras no Pantanal, Brasil: aspectos técnicos e políticos

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?