O programa +Natureza (Globo) abordou as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e Laércio Machado, coordenador técnico de Reservas Privadas pela Funatura, participou para falar sobre o tema.
Laércio destacou: “Uma RPPN, quando é constituída, a gente traz a questão do bioma, a gente traz a questão da conservação de uma área importante de conexão de corredores de biodiversidade. A gente tá deixando ali um grande legado de natureza para todo sempre”. Ele também é gestor das RPPNs Neivo Pires I, II e Ruth Paes Pires I, localizadas em Miranda (MS). Sua contribuição ressalta a importância dessas áreas para a preservação da biodiversidade.
Clique aqui e assista a matéria
O que é uma RPPN?
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) são áreas de proteção ambiental situadas em propriedades privadas. Elas são criadas para preservar a natureza e a biodiversidade local. Embora sejam de propriedade privada, essas áreas têm um compromisso de proteção registrado oficialmente, garantindo que a conservação seja mantida para sempre. As RPPNs ajudam a aumentar o número de áreas protegidas no Brasil e são uma forma de apoiar a preservação ambiental, permitindo que donos de terras contribuam para a proteção dos ecossistemas e da vida selvagem.