//

Uma equação que não fecha

1 min de leitura
Foto: Uol Economia
Recentemente (mês de junho) e sem muito alarde, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou o seu primeiro “Relatório de Efetividade do BNDES”, onde reconhece que a política de apoio à grandes indústrias, entre elas, os “campeões nacionais” – JBS, Telefônica Oi, fábrica de celulose Fibria, entre outros – não proporcionou o resultado esperado.

A avaliação ocupa apenas oito das 115 páginas do relatório, que reúne análises de várias linhas de apoio e projetos do Banco entre 2007 e 2014.

Ao avaliarem estes 07 anos – coincidentemente período em que o banco ampliou admiravelmente seu orçamento para empréstimos -, os técnicos concluíram que “não há evidencias” de que a política proporcionou ganhos em produtividade, participação de valor adicionado na produção industrial e exportações – justamente os indicadores mais importantes para aferir a criação de uma empresa com liderança global.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?