Usina instalada: água potável para os moradores da Barra do São Lourenço (MS)

2 minutos de leitura

Em outubro de 2020, publicamos uma matéria que mostrava as dificuldades enfrentadas pela comunidade Barra de São Lourenço (localizada no Pantanal, a 223 Km a montante de Corumbá) em relação ao consumo de água.

As queimadas e a extrema seca que assolaram o Pantanal no ano passado interferiram no rio Paraguai, que ficou com águas barrentas e com cinzas das queimadas. “Com a chegada das chuvas, a previsão é que mais cinzas sejam arrastadas para o rio e, mais tarde, vindo a cheia, a decoada – a matéria orgânica apodrecerá, piorando ainda mais as condições da água do rio.”, dizia a matéria.

A falta de água potável era um problema antigo na comunidade. Como ação emergencial, no ano passado, foram doados galões de água mineral através de arrecadação feita pela doutora Silvia Santana e do trabalho logístico da Ecoa. Outras ações somaram-se ao trabalho de prevenção e apoio às famílias como a distribuição de máscaras, material de higiene e alimentos.

Na semana passada, uma mini-usina de tratamento de água foi instalada na Barra do São Lourenco, pela empresa ENGEARQ, com o acompanhamento do presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira. A instalação coordenada pela Ecoa recebeu doações de indivíduos através do sistema PayPal, utilizado pela Ecoa, e grande parte do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT/MS) – Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região.

A comunidade Barra de São Lourenço agora tem água potável para o consumo de seus moradores.

Veja, abaixo, as imagens tiradas por André Luiz Siqueira, da mini-usina de tratamento de água instalada.


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog