No dia 31 de Janeiro, é celebrado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A partir da Lei nº 13.544 de 19/12/2017, a data foi oficializada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2017, com o objetivo de atrair a atenção da sociedade para o reconhecimento desse instrumento de proteção ambiental em áreas de propriedade privada.
Após decreto aprovado em 1990, as RPPNs de espalharam por todo o Brasil e alcançaram todos os estados e biomas brasileiros. De acordo com o Cadastro Nacional de Unidade de Conservação (CNUC), hoje o país contabiliza 888 RPPNs, ou seja, 40,35% das Unidade de Conservação Brasileiras se enquadram na modalidade de gestão privada. Esse número expressivo é resultado do constante trabalho de conscientização da sociedade civil brasileira, em relação às temáticas de conservação e sustentabilidade.
Em Mato Grosso do Sul, foram contabilizadas 37 RPPNs, que atuam na preservação do Pantanal e Cerrado. Atualmente, a Ecoa tem atuado no incentivo e empoderamento da sociedade civil em ações de conservação por meio do projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), que tem apoio da União Europeia.