///

Prevenção ao fogo no Pantanal: Brigada do ICMbio constrói aceiros na comunidade da Barra do São Lourenço

1 min de leitura

A comunidade da Barra do São Lourenço, localizada no Pantanal, a 223 Km a montante de Corumbá, recebeu ontem um grupo de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do  Parque Nacional do Pantanal (MT). O objetivo da presença da desta brigada na área é a construção de aceiros, uma medida preventiva contra incêndios, que serve de barreira natural, auxiliando na contenção do fogo.

Os brigadistas do ICMbio estão trabalhando em conjunto com os moradores da comunidade e já construíram aceiros em torno das casas e das plantações, hoje o trabalho foi em volta da escola e da Associação de Mulheres Artesãs da Comunidade da Barra do São Lourenço (Renascer).

Vale lembrar que a comunidade tem uma brigada voluntária que atuou ano passado no combate aos incêndios de grandes proporções que vieram do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense em direção a Barra do São Lourenço. A formação de brigadas é um trabalho que a Ecoa iniciou no ano de 2.000.  O primeiro grupo de brigadistas formado pela Ecoa em parceria com outras instituições foi o da Barra do rio São Lourenço em 2001. naquela época foi feita uma  campanha anual denominada “Queimada Mata”.

 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog