//

Mistério? As abelhas que se salvaram do incêndio na Catedral de Notre-Dame, em Paris

3 minutos de leitura

Por Iasmim Amiden (Ecoa – Ecologia e Ação)
Iasmim é jornalista e coordena o Programa Oásis de Conservação de Polinizadores da Ecoa

Mais de 180 mil abelhas foram encontradas vivas e suas colmeias intactas no telhado da Catedral de Notre-Dame, de Paris, na França, após o grande incêndio que destruiu parte de sua estrutura.

24 horas depois do início do incêndio: A empresa responsável pelas colmeias publicou algumas mensagens em suas redes sociais e explicou que fotos tiradas por diferentes drones mostravam que as três colmeias estavam, todavia, em seu lugar… “obviamente, intactas!”. A preocupação era a de que a fumaça e o calor, principalmente, pudessem afetar as abelhas. Mas, elas resistiram. O que antes a empresa chamou de “um mistério intacto” sobre as “ocupantes” estarem vivas, se tornou motivo de comemoração.

https://www.instagram.com/p/BwU6vtoHqoU/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/p/BwfMtHdo1UK/?utm_source=ig_web_copy_link

Nos terraços franceses: Colocadas no telhado de Notre-Dame em setembro de 2013, as colmeias fazem parte de um programa de apicultura urbana, lançado na capital francesa com a intenção de recuperar estes insetos polinizadores. Além de Notre Dame, existem colmeias nos telhados de outros notáveis edifícios como a Ópera Garnier, o Museu de Orsay e o Grand Palais.

…nos terraços londrinos: Em Londres, especificamente no terraço do Instituto de Estudos Jurídicos Avançados, foram construídos apiários para conservação de abelhas e, também, para produção de mel. O oásis urbano já é praticado há algum tempo pelos europeus, com apiários em terraços de construções próximas à parques de conservação.

E no Pantanal: Lugares para proteger as espécies de polinizadores são algumas das coisas que têm em comum Paris, Londres e o Pantanal. Por meio do seu Programa Oásis, a Ecoa promove a conservação destes animais a partir de campanhas, desenvolvimento de pesquisa científica e o envolvimento das famílias locais na produção de mel, de forma sustentável, no combate às queimadas e o desmatamento. Conheça mais do Programa.

Com informações de:

La Nación

The Guardian

Foto de Capa: Apicultor e colmeias na Catedral de Notre-Dame, Paris (Dmitry Kostyukov para The New York Times).

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog