//

Estudo dos Frutos e da Polpa da Bocaiúva Extraída Mecanicamente para a Produção de Biodiesel

2 minutos de leitura

estudo-com-frutos-nativosProcurando obter parâmetros que norteiem o processo da extração do óleo da polpa da bocaiúva para a produção de biodiesel, frutos da bocaiuva foram coletados durante a safra de 2008 na região de Corumbá (MS) e destinados para a análise do teor de óleo na Embrapa Instrumentação Agropecuária. Na safra de 2009 foram coletados frutos na região de Miranda, MS para viabilizar a rota de processamento em despolpadora mecânica. A polpa extraída mecanicamente foi caracterizada na Embrapa Pantanal quanto ao seu teor de gordura da matéria seca a 105oC, bem como ao teor de proteína. A rota de processamento seguiu as etapas de coleta, limpeza e seleção dos frutos saudáveis e posterior processo de extração mecânica da casca e da polpa em despolpadora.

Nas caracterizações realizadas foi observado que o teor de óleo em relação à massa total variou de 6,2 a 13,2% e em média foi de 8%. Na determinação do teor de óleo em relação à massa da polpa e da amêndoa os valores aumentaram, variando de 14,4 a 30,7% e em média foi de 19%. A discrepância nos resultados dos valores médios provavelmente está relacionada à maturação dos frutos. Diferenças também foram observadas comparando-se os resultados do teor de gordura e da proteína da polpa da bocaiuva com outros trabalhos e estas podem estar relacionadas em função do tipo de solo, condições climáticas, período de coleta e outros fatores que afetam a composição dos frutos.

Faça o download da publicação: Est_Frutos_Bocaiuva_Miranda

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.