//

Pandemia no Pantanal: Ecoa na linha de frente da prevenção com apoio do Ministério Público do Trabalho

3 minutos de leitura

Uma ação prioritária é a informação das tripulações e passageiros de embarcações que partem de Corumba, MS,  transportado pessoas e mercadorias para fazendas e comunidades. Essas embarcações são conhecidas como freteiras.

Nove embarcações foram contatadas  e os tripulantes e passageiros receberam material informativo sobre a prevenção da Covid-19 e cada uma delas recebeu cerca de 50 mascaras.

Kits informativos e álcool em gel (Foto: Arquivo/Ecoa)

Essas ações são parte do trabalho que a Ecoa desenvolve em parceria com instituições que realizaram doações para auxiliar as comunidades no enfrentamento à pandemia. Parceiro histórico da Ecoa, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul é responsável por boa parte desse material.

Além das freteiras, o trabalho informativo contemplou três comunidades tradicionais na região de Corumbá e Ladário, MS

Mais doações – Além disso, a Ecoa recebeu doação de 1,5 mil máscaras que estão sendo distribuídas nos territórios. A doação veio da Rede Asta. A Rede é um negócio social que atua na economia do feito à mão transformando artesãs em empreendedoras que fazem de resíduos produtos, e, nesse momento de pandemia, se dedicam a costurar máscaras. As máscaras também são fruto de doação da Vale Mineradora.

 

Kits com máscaras, informativos e álcool em gel (Foto: Arquivo/Ecoa)

Esse trabalho de fôlego no território pantaneiro é realizado pelo geógrafo Rafael Rosa Chá, o braço da Ecoa no Pantanal. Rafael que está em contato direto com equipes de saúde e realiza o acompanhamento direto com as comunidades. A Ecoa também emite alertas e informa as comunidades do serviço de orientação prestado pelo geógrafo. Rafael também realiza encaminhamento para o sistema de saúde, quando necessário.

Entrega de kits com máscara e materiais informativo na APA Baía Negra (Foto: Arquivo/Ecoa)

A Rádio Difusora FM também é parceira e tem divulgado as ações diariamente.

Para entrar em contato com Rafael ligue no número 67 9344-3063.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.