////

Pandemia se agrava no Pantanal e números crescem em dezembro

3 minutos de leitura
Entrega de máscaras do projeto Povo das Águas, da Prefeitura de Corumbá (Foto: Clóvis Neto)

Em constante presença nos territórios tradicionais do Pantanal, a Ecoa vê com preocupação o aumento do número de casos de Covid-19 nos territórios tradicionais na região de Corumbá, MS. Apenas nos primeiros dez dias do mês de dezembro, os casos da infecção aumentaram em 14% na zona rural.

O período de aumento chama a atenção já que os casos saltaram a exatos 15 dias após o período eleitoral. Atualmente, Corumbá tem 5821 confirmados, com 443 pessoas em isolamento domiciliar. Na zona rural, são 67 casos confirmados de Covid-19, incluindo um caso grave de internação de um morador da comunidade Paraguai-Mirim.

Os números fazem parte de levantamento desenvolvido pela Ecoa e realizado pelo geógrafo Rafael Rocha Sá. Rafael está em contato direto com equipes de saúde e realiza o acompanhamento direto com as comunidades.

O trabalho da Ecoa frente a pandemia é amplo e alcança vários municípios pantaneiros. Entre as ações, há distribuição de máscaras e cestas básicas para as famílias mais necessitadas. As ações contam com o imprescindível apoio do Ministério Público do Trabalho e do movimento Comitiva Esperança.

As comunidades com mais casos notificados são: Distrito de Albuquerque (13), Comunidade Maria Coelho (14), Assentamento São Gabriel (12) e Assentamento Taquaral (10).

A Ecoa ressalta que este período representa risco, já que, com o fim da temporada de pesca, muitas famílias buscam a cidade de Corumbá para receber o Seguro Desemprego do Pescador Artesanal, conhecido como “Seguro-Defeso”. O defeso é a paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies, em consequência da reprodução e/ou recrutamento, além das paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes.

Outro ponto a ser observado é que o crescimento de casos na região pressiona o sistema de saúde, que fica ainda mais vulnerável para atendimento. Corumbá registrou o primeiro caso de reinfecção e mais dois casos estão sendo investigados. No caso confirmado, a Covid-19 provocou sintomas ainda mais agressivos.

Atendimento – Com o trabalho em campo, a Ecoa também emite alertas e informa as comunidades do serviço de orientação prestado pelo geógrafo. Rafael também realiza encaminhamento para o sistema de saúde, quando necessário. Para entrar em contato com Rafael ligue no número 67 9344-3063. Se você tiver informações sobre, por favor, encaminhe para o e-mail: ecoa.comunic@riosvivos.org.br.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog