///

Você conhece o arroz do Pantanal?

1 min de leitura
Arrozais no Pantanal e, ao fundo, a Serra do Amolar (Foto: Leonora Aires)

Você já ouviu falar do arroz-nativo-do-Pantanal? Ele também é conhecido como arroz selvagem ou arroz-do-campo. São duas as espécies identificadas: Oryza latifolia Desv. e Oryza glumaepatula Steud.

Sua ocorrência se dá em algumas áreas inundáveis e com vários hectares de extensão. Os arrozais têm produção de acordo com o nível das águas – geralmente quando estas lançam o nível máximo nas regiões onde ele é encontrado.

Nas fotos enviadas por Leonora Aires, moradora e liderança da comunidade da Barra de São Lourenço, estão arrozais encontrados na região da Serra do Amolar.

Foto: Leonora Aires

Por sua forma de cultivo, que exige preservação dessas áreas alagadas, é considerado um importante aliado na conservação do Pantanal. É alimento chave também para o desenvolvimento das comunidades envolvidas na sua produção.

Sua comercialização ainda é limitada a poucas iniciativas. Apesar do seu potencial gastronômico ainda ser pouco explorado, é considerada uma das variedades com maior teor de vitaminas e proteínas, além de possuir um sabor único.

Colheita de arroz na região da Serra do Amolar. Dona Leonora e marido pelas lentes de Sergio Marques.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)