Fogo avança na Transpantaneira (MT); agentes combatem as chamas dia e noite

1 min de leitura
Bombeiros combatem incêndio. Foto: CPA.

Matéria do G1 mostra o combate aos incêndios na Transpantaneira (MT).

Segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, da UFRJ, de janeiro até agora, o fogo já consumiu 7% do Pantanal. No mês de novembro, em apenas 15 dias são 3 mil focos, 30% a mais do que o recorde anterior para o mês inteiro.

Segundo o G1, 256 pessoas trabalham no combate ao incêndio, mesmo durante a noite,  porque a temperatura de mais de 40°C e os ventos fortes fazem as chamas avançar. Os agentes estão fazendo aceiros, que são faixas de limpeza da vegetação, para tentar impedir o avanço do fogo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

O Pantanal e as onças. O que fica claro nas entrevistas de pesquisadores sobre as onças no Pantanal e o ataque ao senhor Jorge, caseiro de pousada nas margens do rio Aquidauana (MS), é que são necessárias novas pesquisas sobre a a fauna região, pois tempos de eventos climáticos extremos, como as grandes secas de 2020 e a de 2024, certamente provocam alterações profundas nos ecossistemas que dão suporte aos animais. Em 2021 as onças devoraram todos os cachorros das famílias que vivem ao longo do rio Paraguai e invadiram casas e agora, em 2025, chegam informações, através de nossas redes, de que em algumas regiões voltam a atacar cachorros. (Alcides Faria)