Na segunda fase do projeto Restauracción, os moradores do Assentamento Rural 72 em Ladário (MS), na Paisagem Modelo Pantanal, participaram da Oficina de Sistemas Agroflorestais e Pecuária-floresta.
A proposta foi difundir as técnicas agroecológicas no local e iniciar um processo de restauração produtiva com a combinação de árvores nativas e alimentos produzidos nas propriedades.
Aliado a isso, 10 placas solares foram instaladas para garantir a irrigação das plantações nos lotes participantes do projeto.
O objetivo é cobrir os custos com energia gerados pela irrigação dos terrenos. Dessa forma, o projeto garante a segurança hídrica das famílias e mais uma ferramenta para contribuir com o sucesso do plantio.
“É importante salientar que embora a Paisagem Modelo esteja no Pantanal, que é considerada uma das maiores áreas úmidas do mundo, especificamente dentro da Paisagem Modelo, a gente tem questões sérias de crise hídrica ou falta de água”, explica o coordenador do projeto Restauracción, André Nunes.
“Então, dentro do SAF a gente tá trazendo também bombas solares para irrigação das agroflorestas e pecuária-floresta para que a gente consiga contribuir para o crescimento dessas espécies, porque é uma região que chove pouco e tem o problema da água mesmo”.
O impacto ambiental da energia solar é muito reduzido em relação a outras fontes como os combustíveis fósseis e as hidrelétricas. Ela também pode ser também um importante instrumento na redução de emissões de gases de efeito estufa.
Paisagem Modelo Pantanal
As Paisagens Modelo ou Bosques Modelo são processos sociais, inclusivos e participativos que procuram o desenvolvimento sustentável de um território. A partir disso, contribuem para alcançar objetivos como redução da pobreza, mudanças climáticas, luta contra a desertificação e metas de sustentabilidade.
Os princípios que orientam sua implementação são o associativismo, a gestão da paisagem, o compromisso com a sustentabilidade, a governança, o planejamento de médio e longo prazo e o intercâmbio de conhecimentos, construção de capacidades e trabalho em rede.
É na Paisagem Modelo Pantanal que a Ecoa executa o projeto Restauracción com o apoio do Serviço Florestal Canandense.
A consolidação desse território é um dos objetivos centrais do projeto. É importante frisar que todas as atividades terão forte foco na igualdade de gênero e no envolvimento da comunidade e demais atores.