//

Onças-pintadas são registradas na Paisagem Modelo Pantanal

3 minutos de leitura
Armadilhas fotográficas / Acervo Ecoa.

As armadilhas fotográficas instaladas no território da Paisagem Modelo Pantanal registraram onças-pintadas (Panthera onca) em 2 locais até o momento. A análise das imagens ainda está em andamento.

A iniciativa faz parte do projeto Restauracción, projeto que visa consolidar a Paisagem Modelo Pantanal, que por sua vez é uma plataforma de governança que visa o desenvolvimento sustentável. O monitoramento de fauna é uma das ações do projeto e esta etapa, com instalação, retirada e catalogação das imagens e espécies encontradas é coordenada pela bióloga Carolina Garcia.

A instalação das câmeras foi feita no período de 30 de janeiro até 7 de fevereiro de 2024 e a retirada foi iniciada no último dia 4.

No primeiro registro temos uma onça fêmea e jovem. Confira as imagens a seguir:

Em outro local, as imagens mostraram apenas as pintas da onça.

Sobre a onça-pintada

A onça-pintada é o maior felino das Américas e pode chegar a 135 kg. A potência de sua mordida é considerada a maior entre os felinos. Ela é classificada como espécie vulnerável pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) e pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais).

Segundo a WWF Brasil, a onça é um indicador de qualidade ambiental. Isso porque ela está no topo da cadeia alimentar e necessita de grandes áreas preservadas para sua sobrevivência. Isso reforça a necessidade de preservação da Paisagem Modelo Pantanal, área em que os moradores convivem com a biodiversidade local. Quando o ambiente das onças-pintadas é transformado ou diminuído, elas tendem a se aproximar de propriedades e comunidades rurais, podendo abater animais domésticos e de criação.

De acordo com o Projeto Onçafari, estudos mostram que a predação de gado é menor em áreas com grande quantidade de presas naturais e maior onde há caça de animais selvagens. 

Paisagem Modelo Pantanal e Projeto Restauracción

A Paisagem Modelo Pantanal, localizada nos municípios de Corumbá e Ladário, é uma plataforma social que busca integrar múltiplos grupos para assim promover o manejo sustentável de uma região.

 Neste território está em andamento o projeto Restauracción, que é executado pela Ecoa com o apoio do Serviço Florestal Canadense.

Talita Oliveira

Jornalista do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.