/

Cerrado supera Amazônia como bioma mais desmatado, segundo MapBiomas

1 min de leitura
Foto: Pedro França/Agência Senado.

O Relatório Anual do Desmatamento  lançado hoje (28) pelo MapBiomas apontou queda de 12% no desmatamento no Brasil em 2023. É a primeira redução desde 2019.

A destruição da vegetação nativa diminuiu na Amazônica, Mata Atlântica e Pampa, mas aumentou no Cerrado, Pantanal e Caatinga.

Pela primeira vez em cinco anos, o Cerrado foi mais devastado do que a Amazônia, com registro de 1.110.326 hectares, que representa um crescimento de 68%. Na Amazônia foram 454.271 hectares em 2023, queda de 62% em relação a 2022.

Juntos, Cerrado e Amazônia representam 85% da área desmatada no Brasil no último ano.

Sobre o MapBiomas

MapBiomas é uma iniciativa do SEEG/OC (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima), produzido por uma rede colaborativa de organizações não governamentais e empresas de tecnologia.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.